Uma dose de idealismo, por favor!

25/03/2014 Por: taisbr

Tenho visto muitos debates sobre os jovens de hoje a respeito de suas prioridades e de seus propósitos. Todos apresentam conjecturas que parecem não alcançar a verdadeira essência do momento que a geração Y está passando.

Veja o mais novo sucesso musical do momento, que é creditado a uma banda norte-americana de indie pop chamada FUN, criada na cidade de Nova Iorque em 2008. Estou falando da música “Some Nights”, escrita pelo criador do grupo Nate Ruess:

 

A letra da música reflete bastante esse momento, quando o compositor apresenta em seu principal refrão a pergunta: “Qual é a minha causa?”. Segundo Mariana Matos, professora de História e Sociologia, “Apesar de a Geração Y ser conhecida por seu caráter idealista, não se pode negligenciar o fato de que todos os jovens são, independente da época em que vivem, idealistas”. Ela cita o pensador alemão Emanuel Wertheimer, que afirmou: “O idealismo é a virtude da inexperiência”.

Vejo que algo está faltando para completar essa equação. A Tais Targa, psicóloga especialista em transição de carreira traz uma direção interessante: “Entendendo “idealismo” como o potencial sonhador, a luta por princípios louváveis, a crença no potencial humano, acredito que é um fator que sempre esteve presente nas gerações mais jovens e que é a força propulsora de inúmeras mudanças e quebra de paradigmas, tão saudáveis em qualquer sociedade”.

Certamente o idealismo é um poderoso guia para novas ideias, principalmente aquelas que levem às transformações sociais, como a preocupação com o meio ambiente ou com o comportamento ético nos relacionamentos.

A Mariana ainda complementa: “Muitas vezes, no mercado de trabalho, nos deparamos com obstáculos que parecem grandes demais para serem superados, mas com uma pitada de idealismo sonhador acompanhado de entusiasmo, não fica mais fácil superar? É claro que é de extrema importância sustentar o realismo, os pés no chão, mas talvez equilibrá-los com uma dose de idealismo seja a chave para criar uma atmosfera que propicie grandes ideias e novos projetos”.

Talvez esteja faltando ao jovem de hoje saber que, com uma dose de idealismo, pode-se definir uma boa causa e lutar por construir o caminho que leve à realização da mesma.

Você sabe qual é a sua causa?

Fonte: Blog do Sidnei Oliveira na Revista Exame

Um comentátio

  1. Olá Tais, nos últimos dias tenho acompanhado seu trabalho, vi alguns videos e textos e tenho gostado muito. Esse texto me chamou a atenção, faço parte dessa geração e sou mais uma das inúmeras pessoas que com certeza também não conseguiram responder essa questão. Vejo essa geração como uma geração cheia de conflitos internos e empasses, somos cheios de ideais, mas na maioria das vezes não sabemos lutar por eles, e nos perdemos nos limites desses ideais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.