Blog

Como escolher uma (nova) carreira?

21/05/2020 Por: admin

Tenho reparado que cada vez mais pessoas se sentem deprimidas e infelizes por culpa de seu trabalho. Muitas acabam tendo performances ruins porque já não encontram uma motivação forte o suficiente para continuarem a manter o mesmo nível profissional.

O que é possível fazer sobre isso? Não existe uma resposta única, afinal, cada um é diferente do outro e as razões para esses sentimentos ruins têm origens distintas. No entanto, com o auxílio profissional, é possível compreender melhor como agir nessas horas em que a mente grita para largar o trabalho e perseguir outra carreira.

Foi por isso que eu pedi para uma das maiores especialistas em orientação vocacional, a Rafaela Faria, me dar algumas dicas sobre como saber se realmente está na hora de trocar de carreira ou se a pessoa precisa apenas de uma recolocação.

Vale lembrar que os itens que irei destacar a seguir são apenas algumas formas de considerar a sua situação profissional e pessoal de forma ampla. Entretanto se você quiser orientações específicas para o seu caso, é necessário buscar um orientador vocacional.

Agora que isso já ficou claro, podemos explorar as duas grandes dicas que a Rafaela passou e que certamente servirão para abrir seus olhos de alguma forma. Confira:

 

·        Analise o que está gerando essa insatisfação

 

A primeira coisa a se fazer quando a pessoa se encontra num estado de infelicidade na carreira é parar para refletir sobre o que exatamente está causando todos esses pensamentos negativos. São as atividades realizadas? É a equipe de trabalho? É a empresa? O chefe?

É essencial considerar tudo isso, pois muitas vezes o problema está no ambiente ou nas pessoas ao redor e não exatamente na sua área de atuação em si. Se esse for o caso, você precisa é de uma recolocação para achar um local que seja mais confortável e saudável para você.

Também é comum que a pessoa esteja insatisfeita com o segmento de suas atividades dentro da profissão escolhida, o que quer dizer que ela não precisa trocar de carreira, mas sim se especializar em outra área que a faça mais feliz.

 ·        Reflita sobre a sua vida pessoal

Existem escolhas certas para momentos da vida, porém não necessariamente serão as mesmas daqui a alguns anos. Por isso é fundamental que você examine todos os aspectos da sua situação atual antes de tomar a decisão de abandonar sua carreira por outra ou largar o seu emprego.

Como está a sua vida financeira? Você tem condições de parar de trabalhar? Possui economias? Já tem planos com relação a outra profissão? Não existe outro jeito de enfrentar os obstáculos atuais?

Além de todas essas perguntas, outra questão que tira o sono de muita gente são os filhos. Diversas mamães e papais ficam na dúvida se precisam largar seus trabalhos para ficar em casa e cuidar das crianças ou se é possível continuar do jeito que estavam antes.

Novamente, a resposta está no seu cenário atual. Não se pode apenas olhar uma parte de sua vida. É preciso avaliar todas elas, planejando com cuidado para não se arrepender depois.

E uma outra dica que sempre abordo com os meus clientes que pensam em empreender é a seguinte:

 ·        Como você funciona melhor?

Tem gente que precisa planejar e ter uma poupança gorda para largar tudo e empreender. Já outros só vão trabalhar duro na nova carreira se tiverem a pressão de fazer acontecer. Isto é bem pessoal. As vezes você precisa do ambiente e situação ideais ou as vezes simplesmente larga tudo o dá o sangue para fazer acontecer e ter seu rendimento garantido. Então, faça uma reflexão e veja em qual cenário você rende mais. Produz mais sob pressão ou a pressão extrema vai lhe paralisar?

E por último acrescento aos meus clientes uma pergunta:

 ·        O que você faria até de graça?

Eu, por exemplo, pagaria para escrever um texto ou fazer uma LIVE. Então, mesmo sob pressão ou condições muito adversas, consigo manter a consistência nestas atividades. Há paixão, há prazer e há desafios. Porém, tenha clareza de que pra fazer o que ama vai precisar realizar outras atividades paralelas que não lhe trazem tanta satisfação. Faz parte da vida de qualquer profissional ou empreendedor.

 

Já parou para analisar todos esses aspectos e cenários? Espero que isso te ajude!

 

Taís Targa

Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.

Minha missão de vida é fazer com que você conquiste o emprego dos seus sonhos.

MODELO DE CURRÍCULO: http://listavip.ttarga.com.br/cv

Ah! Se você precisa de uma assessoria para Recolocação Profissional ou Transição de Carreira faça contato com a minha equipe pelo WhatsApp 41 99869-5950 ou 3044-5687.

Se você gostou curta este vídeo e compartilhe. Pode deixar também aqui o seu comentário ou dúvida. Booora realizar!

E me encontre nas redes sociais:

LINKEDIN | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK

Tais Targa LinkedIn Top Voices 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.