Vale a pena desistir do emprego por causa da saúde mental?

31/07/2021 Por: admin

Simone Biles, quatro vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas, desistiu de competir na final. O motivo? ‘Preciso cuidar da minha saúde mental’, disse ela.

Veja o que você pode aprender com a atleta quando o assunto é emprego e saúde mental.

Quando você menos esperava, o coração estava acelerado. O amor pelo seu trabalho já não existia mais e, todos os dias, o mesmo sentimento: pressão e sobrecarga para ser o melhor profissional da firma.

Você não poderia — de forma alguma — decepcionar o time e as expectativas criadas sobre você.

Até que crises de ansiedade, depressão, síndrome de burnout e síndrome do pânico passaram a ser rotina em sua vida.

E agora: vale a pena pedir demissão para cuidar da saúde mental?

“Antes de tomar qualquer medida, o profissional precisa entender o que desencadeou tudo isso [os sentimentos listados acima]”, diz Tais Targa, psicóloga e especialista em carreira. 

Se questione: “é algum problema relacionado ao trabalho? É uma questão pessoal? Tem a ver com a nossa criança ferida que num evento isolado apenas despertou isso? Ou é uma questão que foi puramente desencadeada no trabalho?”

Feito isso, Tais recomenda consultar um especialista sobre o assunto. “Se necessário, consulte médicos e área de recursos humanos [da companhia], mas de preferência, não tome nenhuma decisão em momentos de crise de forte impacto emocional”, aconselha.

Isso porque, é importante que a escolha seja muito bem avaliada. “Você nunca pode tomar uma decisão importante de vida quando está muito mal, no fundo do poço ou longe do seu estado natural.” 

“Tire uma licença de alguns dias ou férias. Use esses dias para um momento de reflexão: trace os objetivos de vida e carreira e veja o quanto é possível sair dessas questões e continuar com o trabalho.

É uma decisão muito íntima. E nesse ponto, vale o apoio de um especialista porque às vezes o profissional não está em condições de tomar [a decisão] sozinho”, afirma a psicóloga.

Para continuar lendo essa matéria acesse o Link:

https://app.startse.com/artigos/pedir-demissao-emprego-por-causa-da-saude-mental


MODELO DE CURRÍCULO: http://listavip.ttarga.com.br/cv

Ah! Se você precisa de uma assessoria para Recolocação Profissional ou Transição de Carreira faça contato com a minha equipe pelo WhatsApp: 41 99869-5950 ou 3044-5687.

E me encontre nas redes sociais:

LINKEDIN | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK

Tais Targa LinkedIn Top Voices 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.