Blog

Fui mal na entrevista de emprego. E agora?

20/05/2020 Por: admin
Fui mal na entrevista de emprego. E agora

Seja por um estado emocional negativo, estresse, ansiedade, confusão ou qualquer outro motivo, algumas vezes as pessoas simplesmente não têm um desempenho que consideram satisfatório durante entrevistas de emprego.

A primeira reação a isso é ficar triste, frustrado e com raiva de si mesmo. Apesar desses sentimentos serem comuns, saiba que eles não irão lhe ajudar em nada nas oportunidades futuras. Shakespeare um dia disse que ter rancor ou guardar mágoa é a mesma coisa que tomar veneno e esperar que o outro morra. Então, se dê um tempo para ficar triste ou com raiva e depois levante a cabeça e alimente os pensamentos e sentimentos positivos.

Por isso, é preciso entender o que você deve fazer após uma entrevista que foi inferior as suas expectativas. Dessa forma, será possível transformar essa negatividade inicial em algo positivo para a sua vida e para as próximas entrevistas.

Como reagir após ter se saído mal na entrevista de emprego?

Vou te dar algumas dicas para que você aprenda sobre quais atitudes tomar após aquela fatídica entrevista:

●    Reflita

Ao invés de ficar com raiva, procure refletir e considerar os acontecimentos. Faça diversas perguntas para si mesmo. Por exemplo: “O que eu fiz de errado?”, “O que eu me esqueci de falar?”, “Será que falei o que não deveria?”, “O que foi culpa minha e o que pode ter sido responsabilidade do recrutador?”

Ao fazer esses questionamentos, você passa a analisar melhor todos os pontos cruciais da entrevista. Ter um momento de calma e de reflexão é essencial não apenas para essa situação, como também para manter um estado emocional equilibrado. Tente imaginar a cena da entrevista como se você fosse um expectador externo. Analise tudo friamente.

●    Anote tudo o que se passou

Depois de refletir sobre tudo o que eu mencionei acima, está na hora de fazer anotações sobre isso. Tenha um caderno reservado para escrever sobre as experiências de entrevistas, sejam elas boas ou ruins. Coloque o que aconteceu, suas impressões, suas reflexões, os pontos a melhorar, etc.

Ao fazer isso, você permite que suas memórias fiquem gravadas ali com mais precisão e pode consultá-las sempre que quiser. Tudo isso faz com que você aprenda com seus erros e se prepare melhor para a próxima vez. Lembre-se que esta entrevista pode ter sido um passo importante para você evoluir e tirar de letra a próxima oportunidade que está para surgir.

●    Não se desespere e nem se maltrate

Não pense que está tudo arruinado para a sua vida só porque você foi mal em uma entrevista. Pense exatamente o contrário: você vai sair dessa experiência mais sábio e melhor. Certamente a sua próxima entrevista renderá momentos bem mais satisfatórios para você, mesmo que não seja chamado ainda.

Não se martirize ou se penalize, você está aprendendo. O importante é aprender com seus erros e praticar atitudes que permitam um proveito maior da situação. Neste momento pratique o auto perdão. Perdoe-se pelos seus erros e se for o caso, também perdoe o recrutador pela má postura. O foco agora está nas oportunidades que está situação difícil lhe possibilitou e nas entrevistas que surgirão.

●    Seja grato (a) pela oportunidade

Por mais que não tenha dado certo, tenha gratidão por essa oportunidade e lembre-se de que entre muitos você foi um dos escolhidos para a entrevista, o que quer dizer muito.

Ao manter-se grato, você também concentra mais energia positiva e aprende a apreciar os detalhes que fazem da nossa vida melhor. Isso já o diferencia de uma boa parte das pessoas. Lembre-se de que quanto mais você agradece, mais pessoas, circunstâncias e situações surgem para você continuar agradecendo. É assim que o algoritmo do universo funciona.

Então, nada de ficar remoendo a raiva e frustração. Leve suas experiências como uma bagagem preciosa e aprenda com elas! A recolocação pode te ensinar muito e não precisa ser um martírio. A forma como você encara os desafios faz toda a diferença. É uma boa oportunidade para você aprender a controlar a qualidade dos seus pensamentos.

Tais Targa – JOB HUNTER

Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.

Minha missão de vida é fazer com que você conquiste o emprego dos seus sonhos.

Leia meus textos no Linkedin – Clique aqui e veja meu canal no Youtube.

Se quiser saber tudo sobre a minha vida e carreira me siga no Instagram

Cadastre-se na minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos sobre Recolocação, LinkedIn, Carreira, Vagas e Empregos. Ainda é grátis. https://listavip.ttarga.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.