Tais Targa participa de matéria do site Tribuna PR – Por que lembramos das críticas e esquecemos elogios? Psicologia ajuda a explicar

01/06/2020 Por: admin
Por que lembramos das críticas e esquecemos elogios?

Você já parou para pensar se as coisas boas e ruins que acontecem ao longo do dia têm o mesmo impacto na sua vida, o mesmo peso?

É comum que a gente lembre mais da bronca que levou do chefe do que quando ele nos elogiou publicamente na frente de toda a equipe. E sabe por que isso acontece? Porque somos programados a agir dessa maneira.
Em uma de suas linhas de raciocínio, o psicólogo norte americano Rick Hanson diz que o “nosso cérebro é uma esponja para o que é negativo e um teflon para o que é positivo”. Ou seja, desde os primórdios, aprendemos a valorizar mais o que perdemos do que o que ganhamos e, consequentemente, nos tornamos pessoas mais negativas.
“Mas a gente pode, com esforço e por meio da nossa consciência, inverter essa lógica cerebral e nos tornarmos pessoas mais otimistas”, diz a coach Tais Targa. Segundo ela, pessoas mais positivas vivem mais e desfrutam de uma saúde melhor. Ao contrário  daquelas que só pensam no lado ruim das coisas.

Com a ajuda da especialista, elaboramos uma lista com 5 passos para te ajudar a se tornar uma pessoa mais otimista:

1. Pratique a gratidão

Uma ação que pode ajudar (e muito) nesse processo é a prática da gratidão. “Quando a gente exercita a gratidão, consegue mudar o foco de tudo de ruim que aconteceu e colocar o foco nas coisas boas. Um bom começo para adquirir esse hábito é ser grato pela família que você tem, pela casa que conquistou, por ter emprego, pela comida na geladeira”, diz Tais Targa.

Continua…

Leia a matéria completa no site Tribuna Pr:

https://www.tribunapr.com.br/saude-e-bem-estar/psicologia-explica-porque-lembramos-das-criticas-e-esquecemos-elogios/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.