Empresas miram nos profissionais que aprendem rápido no pós pandemia

17/08/2022 Por: admin

 

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Mulher loira com rapaz em frente ao computador em uma sala de reunião

 

É quase unanimidade entre os recrutadores que uma das competências comportamentais  mais desejadas na atualidade é a capacidade de aprendizagem. Profissionais que aprendem rápido têm muito mais chance de contratação ou crescimento profissional num contexto de mudanças constantes como vivemos na atualidade.

Escrevi recentemente um artigo sobre Lifelong Learning. Um conceito que encara a aprendizagem além dos locais tradicionais (escolas, universidades) e deixa claro que desenvolver habilidades e adquirir conhecimento é um processo voluntário que ocorre ao longo da vida.

Uma boa conversa pode ser fonte de conhecimento e mudança. É um processo no qual o indivíduo tem proatividade e comprometimento com a aprendizagem constante, ou seja, clareza de que passará a vida estudando.  Este artigo foi lido por milhares de profissionais e houve muita reflexão. E a pergunta que não quer calar é a seguinte:

Afinal, como ser um profissional que aprende rápido e como as empresas verificam esta “competência”?

Falando sobre os processos seletivos: posso dizer que o primeiro ponto do processo seletivo sobre esta característica já consta no Currículo do profissional. Quais cursos este profissional realizou nos últimos anos ou meses, habilidades descritas e até mesmo o tema de alguns assuntos estudados.

Pode ser visto de forma positiva um profissional da área de RH que tem, por exemplo, cursos recentes na área de Tecnologia da Informação. Isso já mostra que este profissional se interessa por assuntos diversos e está aberto a aprender tópicos “fora” da sua área de atuação.

Na entrevista de emprego também podem surgir perguntas como:

– Quais foram os últimos cursos que você realizou?

– Prefere aulas online ou presenciais?

– Qual sua maneira de aprender assuntos novos? Leitura, cursos, tutoriais? (tenho uma indicação especial no fim do artigo!)

– O que pretende realizar em termos de formação profissional no próximo ano?

– Quais foram os últimos livros que você leu?

– Quais são os influenciadores que você acompanha nas redes sociais?

São perguntas que trazem muitos dados a respeito da sua relação com a aprendizagem, e a partir deles o recrutador pode descobrir hábitos, facilidades e interesses do candidato.

Então, como reconhecer profissionais que aprendem rápido?

Existem inúmeras maneiras de aprender e é vago medir a “capacidade aprendedora” de um profissional, concorda? Porém, arrisco a destacar alguns comportamentos que observamos em pessoas de vasta capacidade aprendedora.

Estudar e aprender algo novo todos os dias torna-se hábito para essas pessoas. Ou seja, são profissionais curiosos e que têm interesse em diversos assuntos. Alguns vão fundo nas suas especialidades e outros tornam-se mais generalistas. Às vezes têm hobbies e interesses que vão bem além da sua área de atuação.

– Humildade. São menos julgadores e aceitam ajuda. Não buscam professores apenas por titulação, sabem que o conhecimento não está somente dentro de grandes instituições, por isso buscam referências.

– Investem em formação e sabem fazer renúncias. São profissionais que já postergaram investimento em outras áreas da vida em prol da aprendizagem. Muitas vezes deixaram de trocar de carro para realizar um intercâmbio, além de saberem que quando se fala de educação o orçamento destinado para tal não é uma despesa, mas um investimento. Fazem renúncias e dedicam tempo para adquirir novos conhecimentos.

– Aprendem rápido, mas não caem na armadilha do conhecimento. Isso é, são profissionais que estão aprendendo sempre, que conseguem executar e gerar resultado por meio do conhecimento adquirido. Buscam aplicar no trabalho e na vida os conceitos absorvidos e fazem isso com maestria. Diferente daqueles que estão na armadilha do conhecimento: fazem dezenas de cursos e nunca acham que estão prontos para executar os conceitos aprendidos.

– Detém um bom nível de autoconhecimento e sabem otimizar a capacidade de aprender. Profissionais que se conhecem mais profundamente têm mais capacidade de fazer ajustes e escolhas que vão impedir o processo de aprendizagem. Por exemplo, esses profissionais sabem se são mais auditivos ou visuais, se funcionam mais em turmas presenciais ou online, e até mesmo qual é o horário do dia que conseguem manter mais foco nos estudos. São profissionais que realizam melhores escolhas e sabem usar talentos a favor de uma relação mais otimizada com a aprendizagem.

A quantidade de características de profissionais aprendedores vai muito além desta lista.

Então, peço a sua contribuição para deixar o seu comentário e responder: quais são os outros atributos de profissionais aprendedores? Vou adorar interagir com você.

Taís Targa – Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação. Autora do livro “Você de Emprego Novo” – Editora Évora.

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