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Os maiores problemas começam por falhas na comunicação. Desenvolva-se

22/05/2020 Por: admin
Os maiores problemas começam por falhas na comunicação. Desenvolva-se

Você já ficou frustrado e sem entender o porquê de não ter conseguido aquela vaga de emprego, mesmo atendendo a todos os requisitos, tendo muita experiência, sabendo as partes técnicas e transbordando conhecimento? Pode ser que a resposta esteja na sua maneira de se comunicar!

Isso é algo que pode estar te impedindo de seguir em frente em um processo seletivo, assim como também pode estar te atrapalhando de receber uma promoção dentro da empresa em que trabalha.

Para te ajudar a melhorar a sua comunicação, eu conversei com Marc Tawil. Por ser um ótimo comunicador, ele possui muitas dicas que podem te ajudar a desenvolver as suas capacidades comunicativas. Dá uma olhada neste vídeo:

 

 

Pesquisando um pouco mais, aqui vão algumas dicas para você desenvolver o comunicador que existe aí dentro:

1 – Tenha um sotaque neutro

 É muito importante deixar o seu sotaque o mais neutro possível, removendo os traços mais fortes de regionalismo. Isso não quer dizer que você esteja rejeitando a sua cultura, mas sim se nacionalizando ou até se internacionalizando.

Afinal, quando você se comunica, não o está fazendo apenas para as pessoas da sua região, mas sim para indivíduos de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. É essencial mostrar o esforço em se livrar de pequenos vícios e regionalismos que podem até atrapalhar o entendimento da sua fala.

Um fonoaudiólogo pode ser muito útil para isso, pois ele te auxiliará com técnicas específicas para o seu caso, tanto para que você se expresse melhor sem o sotaque quanto para que você fale com uma dicção clara. Mas se você pesquisar na internet encontrará muito material e treinos gratuitos para exercitar a sua dicção.

 

2 – Conheça a Língua Portuguesa

Antes de trabalhar a sua dicção, é crucial ter o máximo de domínio possível sobre a Língua Portuguesa. Afinal, não adianta saber se comunicar extremamente bem se o seu português deixa a desejar, não é mesmo? Isso vale não apenas para a comunicação verbal, mas também para a escrita.

 

Imagine mandar um e-mail para uma lista de pessoas importantes e só depois perceber que havia um erro gramatical ali? Já pensou na vergonha ao enviar uma mensagem direta para algum parceiro importante e ser corrigido por ele?

Leia muito, faça exercícios, estude a língua e revise com cuidado os textos para ver se está tudo certo ou se eles precisam de ajustes.

 3 – Preste atenção na comunicação física

A sua postura diz muito sobre você e é uma maneira de comunicação também. Por isso, durante entrevistas ou momentos importantes na sua vida profissional (e também pessoal), esteja sempre consciente de seu corpo e tenha controle sobre ele.

Mantenha a postura sempre ereta, as pernas cruzadas ou juntas, os gestos bem equilibrados e pouco repetitivos, assim como um sorriso no rosto e o olhar em quem está falando com você.

 

É importante praticar essas dicas em todos os momentos da vida para que a sua comunicação se desenvolva de forma contínua até que você esteja dominando totalmente a fala e a escrita.

 4. Lembre que roupas, acessórios e cheiro também comunica

A gente sempre se preocupa bastante com o conteúdo e até mesmo com a forma da mensagem. Isto é ótimo. Mas o modo como se veste, os acessórios que usa e até o seu cheiro fazem parte da sua comunicação. Sempre antes de ir à uma reunião eu pesquiso como é a cultura daquela organização. Adoro usar um estilo de roupa mais despojado, mas quando vou em uma reunião em uma empresa mais formal eu adapto o estilo. Desde a cor do esmalte até a cor da roupa são escolhidos de acordo com o interlocutor. Na semana passada eu palestrei para um evento de 250 mulheres. Neste caso até os slides foram desenhados com cores mais femininas e figuras que agradavam este público.

 5. Suas expressões comunicam mais que palavras

Outro ponto que merece ser considerado é a congruência. Será que sua linguagem corporal está de acordo com a mensagem que pretende transmitir? As suas expressões faciais são congruentes com a entonação da sua voz e o tipo de assunto? Fique presente para isso. E se posso lhe dar uma dica de ouro: abuse do sorriso. É muito melhor ser recebido e acolhido por alguém sorridente. O sorriso está presente em todas as culturas e é uma linguagem universal. Então pratique sorrir mais. Sem perceber você se tornará mais acessível e inspirador.

Se você quer ir para outro nível, necessariamente vai ter que investir na sua capacidade de comunicação. Aguardo o seu comentário.

Taís Targa

Psicóloga, Coach, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn em 2016 – LinkedIn Top Voices. Vlogueira, palestrante, escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.

Minha missão de vida é fazer com que você conquiste o emprego dos seus sonhos.


MODELO DE CURRÍCULO: http://listavip.ttarga.com.br/cv

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