3 perguntas que te eliminam das entrevistas de emprego e dos processos seletivos
Selecionamos aqui as 3 principais perguntas que eliminam os profissionais nas entrevistas de emprego.
Pergunta número 1: Por que você saiu do seu último emprego ou por que você tá querendo sair dessa empresa?
Neste momento é muito comum, devido a pessoa ter passado por algum momento difícil ou de estresse, acabar abrindo detalhes demais da sua demissão e até reviver emoções negativas daquela situação.
Eu oriento a treinar o distanciamento emocional.
É importante que você fale disso sem emoção, você não vai mentir, só não há necessidade de ficar explicando seu processo de estresse ao recrutador.
Você resume a questão, por exemplo, dizendo que a empresa fez alguns cortes e joga a luz nas suas realizações e não no motivo de saída.
Pergunta número 2: Por que que você gostaria de trabalhar nessa empresa?
O recrutador não quer um profissional que esteja ali querendo trabalhar em qualquer empresa.
Quando faz esta pergunta ele quer se sentir especial como empresa.
Então é importante que você mostre empolgação, que pesquisou a respeito da empresa, que conhece a empresa, se identifica com os valores e tem real interesse em fazer parte da sua missão.
Então é muito importante que você já vá para a entrevista com a clareza do porque quer trabalhar naquela empresa, ok?
Pergunta número 3: O que você quer da sua vida o que você pretende fazer nos próximos cinco anos?
Esta pergunta deixa muita gente numa saia justa. Porque às vezes você quer empreender às vezes você quer morar fora do Brasil às vezes você quer ir para praia abrir uma pousada e não tem como falar isso na entrevista.
É importante que você seja honesto, mas também não é obrigado a mostrar todo seu planejamento e seus sonhos de vida.
Você pode dizer quais são seus planos profissionais dizendo que pretende continuar trabalhando, que pretende estudar, aprender outro idioma e continuar agregando valor por onde passar.
Hoje a gente fala muito de multi carreira e creio que as empresas estão muito mais abertas pro profissional que empreende e às vezes ao mesmo tempo é funcionário CLT, isso tá mudando, mas não vamos colocar em risco.
E é muito importante também que você mostre para o empregador que é seguro ele investir em você.
A empresa quer investir, formar pessoas que vão fazer parte ali da organização por vários anos, a gente sabe aqui não existe garantia de nada, nem que a empresa vai continuar existindo, nem que você vá continuar trabalhando.
Mas no momento da entrevista, vamos também jogar a luz naquilo que você pode contribuir e mostrar segurança para o recrutador, segurança para empresa.
MODELO DE CURRÍCULO: http://listavip.ttarga.com.br/cv
Ah! Se você precisa de uma assessoria para Recolocação Profissional ou Transição de Carreira faça contato com a minha equipe pelo WhatsApp: 41 99869-5950 ou 3044-5687.
E me encontre nas redes sociais:
LINKEDIN | INSTAGRAM | YOUTUBE | FACEBOOK
Tais Targa LinkedIn Top Voices 2016